10 coisas que aprendi com o curso de nutrição pessoal da Shaw Academy


Oi meus amores!

Fiquei um mês fazendo um curso muuuito legal de nutrição pessoal pela Shaw Academy. Pra quem não conhece a Shaw Academy é uma plataforma online que oferece vários cursos em vários segmentos, não só para o Brasil mas para outros países também. 

Acabei conhecendo esse site por acaso, pois eles estavam fazendo uma promoção no Groupon, me interessei pelo conteúdo do curso que aborda desde a introdução à nutrição até a nutrição esportiva, ou seja, uma gama grande de assuntos que logo me interessaram muito, já que eu estou em busca de uma vida mais saudável através da alimentação e exercício físico. Olha só o que foi abordado:

  • Lição 1: o que é nutrição?
  • Lição 2: composição dos alimentos - os nutrientes essenciais
  • Lição 3: diretrizes da alimentação saudável
  • Lição 4: perda de peso e dietas da moda
  • Lição 5: mudança comportamental e metas inteligentes
  • Lição 6: comer para otimizar seus níveis de energia
  • Lição 7: dieta, exercício e nutrição esportiva
  • Lição 8: entendendo a rotulagem dos alimentos e as alegações nutricionais
  • Lição 9: o segredo para a perda de peso – medidas antropométricas
  • Lição 10: fast food e dietas especiais


Foram 4 semanas e 10 aulas que me acrescentaram muito, descobri coisas que nem imaginava e estou aplicando tudo no meu dia-a-dia. Além das aulas, também foi disponibilizado exercícios para fixação do conteúdo aprendido. Achei isso super legal! Ahh, outro ponto positivo é que a professora dá total assistência a cada aluno, além de responder as questões ao vivo, ela também ligava para o aluno para saber se estava tudo certo, se tinha alguma dúvida e etc. Também era possível falar com ela por e-mail.

Por falar em professora, quem deu as aulas desse curso foi a Caroline Lorenzon, que é nutricionista especializada em nutrição esportiva e atende pessoas do Brasil, Estados Unidos e Europa, tá bom meu bem? Ela é foda!

Enfim, valeu muito a pena cada hora dedicada a esse curso e de quebra ainda conquistei meu diploma! Confira agora um pouco do que aprendi:



1- 70% do colesterol é o próprio corpo que produz (ou é genético), apenas 30% pode ser "moldado" através da alimentação e atividade física.

2- Nosso corpo precisa consumir uma quantidade maior de macronutrientes, que são carboidratos, gorduras e proteínas em relação aos micronutrientes que são vitaminas e minerais (nós precisamos mas em menor quantidade).

3- As calorias que não são utilizadas pelo nosso corpo são armazenadas como gordura corporal.

4- Nossas necessidades energéticas devem sempre ser atendidas, as mulheres, por exemplo, precisam de cerca de 2.000 kcal por dia.



5-  50 à 60% da dieta de uma pessoa normal (sem nenhuma doença) deve vir de carboidratos.

6-  A lista de ingredientes presente nos rótulos dos alimentos é decrescente (do maior para o menor), ou seja, o primeiro ingrediente é sempre o que tem mais.

7- Exitem mais de 50 nomes diferentes para o açúcar, maltodextrina, por exemplo, é um deles. Aprenda a ler rótulos!

8- Consumir com frequência alimentos com gordura vegetal hidrogenada e glutamato monossódico (que é um realçador de sabor presente em vários alimentos industrializados) é muito ruim para a saúde.



9- A OMS (Organização Mundial da Saúde) recomenda que o nosso consumo diário de sal não ultrapasse 5g/dia. 

10- Tanto proteína como carboidrato possuí um valor calórico de 4 kcal/g.

Tá vendo só, aposto que tinha um monte de coisas que você não sabia...eu também desconhecia algumas dessas informações.

* Imagens retiradas do Google

Gosta desse tipo de post? Já conhecia a Shaw Academy? Me conta!

Beijos,


17

17 comentários:

  1. Sim eu gosto desse tipo de post e tô boba com a quantidade de nomes que o açúcar pode ter!
    Achei o post bem informativo e prático também!
    Parabéns!

    bjO e tenha um ótimo fim de semana!

    Blog Breshopping da Dany
    Conheça também o Breshopping da Dany KIDS
    Instagram: @breshopping_da_dany
    Twitter: @brechodanylins

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, eu também fiquei passado com a quantidade de nomes que o açúcar pode ter e que ele está presente em quase todos os alimentos industrializados que comemos. Por isso a importância dessa informação, não é mesmo?
      Beijos,
      #fiquerosa

      Excluir
  2. Esses cursos acrescentam bastante.
    Também estou concluindo um curso agora, só que de Jornalismo Político. É um curso muito bom e gratuito.
    Beijos e bom final de semana!

    Jovem Jornalista
    Fanpage
    Instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também acho, aprendi muito com esse curso e estou colocando tudo em prático, até porque estou em busca de uma alimentação mais saudável e equilibrada.
      Legal, depois conta o que achou desse curso que está fazendo :)
      Beijos,
      #fiquerosa

      Excluir
  3. Gostei bastante do post, super útil as informações.
    beijos!
    www.garotadeilicada.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São sim, acho muito importante passar essas informações adiante pois tem muita gente que não sabe disso .
      Beijos,
      #fiquerosa

      Excluir
  4. Caramba, que sensacional! Um resumo incrível para os leigos e com informações fundamentais para nos alertar em relação a nossa saúde. Adorei imensamente a postagem e todo o compilado bem emitido. Oba!

    www.semquases.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada pelo comentário! A intenção é de realmente ajudar quem não tem muitas informações a respeito disso, alimentação está super ligada com nossa saúde e devemos ficas sempre atentos à isso :)
      Beijos,
      #fiquerosa

      Excluir
  5. Oi Renata, adorei o post!
    Uau o açúcar tem muitos nomes :)

    Seguindo seu blog para não perder os posts! :P

    bjão, Debi
    do blog: http://www.deborabrazil.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Debora, não dá nem pra acreditar, né?!
      Por isso é muito importante o acesso a informação :)
      Beijos,
      #fiquerosa

      Excluir
  6. Respostas
    1. Hey, muito obrigada Natasha !
      Fico feliz em saber :)
      Beijos,
      #fiquerosa

      Excluir
  7. Respostas
    1. Com certeza Ana! Muita coisa importante e de pouco conhecimento por parte da maioria das pessoas que não estão nessa área.
      Beijos,
      #fiquerosa

      Excluir
  8. Sempre gostei dessa área de nutrição. Muito bom saber coisas novas e que serão úteis para o nosso dia a dia.

    Beijos <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Confesso que eu também gosto muito da área de nutrição Duda, estou até pensando em fazer uma segunda faculdade para estudar isso mais a fundo..quem sabe um dia, né? Haha :)
      Beijos,
      #fiquerosa

      Excluir
  9. Obrigada Sofia, fico muito feliz em saber disso :))
    Beijos,
    #fiquerosa

    ResponderExcluir

@ Copyright 2014 - FiqueRosa.com - Todos os direitos reservados.