Resenha: os 13 porquês - Jay Asher


Oi meus amores !

Terminei de ler esse livro 'Os 13 porquês' de Jay Asher, que foi uma indicação da blogueira e escritora Isabela Freitas que, aliás, já tem dois livros lançados Não Se Apega, Não e Não Se Iluda, Não e está prestes a lançar seu terceiro livro (esperando ansiosa, Isa...)

Confio 100% no gosto dela e, assim que tive o primeiro contato com a história do livro, logo me interessei e fui atrás de comprar o meu. Procurei em algumas livrarias da minha cidade mas só tinha por encomenda então acabei comprando na Amazon. Chegou super rapidinho, pra minha sorte!



SINOPSE

"Ao voltar da escola, Clay Jensen encontra na porta de casa um misterioso pacote com seu nome. Dentro, ele descobre várias fitas cassetes. O garoto ouve as gravações e se dá conta de que elas foram feitas por Hannah Baker - uma colega de classe e antiga paquera -, que cometeu suicídio duas semanas atrás. Nas fitas, Hannah explica que existem treze motivos que a levaram à decisão de se matar. Clay é um desses motivos. Agora ele precisa ouvir tudo até o fim para descobrir como contribuiu para esse trágico acontecimento."


Fiquei intrigada com a história do início ao fim, apesar de já saber qual era o fim. Hannah Baker se matou e o livro inteiro gira em torno dos motivos que a levaram a tal decisão trágica. Confesso que, no começo, os primeiros motivos me deixaram, de certa forma, bastante incomodada. Por vários capítulos fiquei pensando "como ela pôde tirar a própria vida por razões tão superficiais?" ou então "quem nunca passou por isso na vida? Quem nunca sofreu algum tipo de bullying na escola?" e por aí vai...

Após vários capítulos mantendo essa mesma linha de pensamento, pra lá do meio do livro, comecei a mudar minha maneira de enxergar a história e passei a entender um pouco mais os motivos de Hanna, apesar de ainda achar que tudo poderia ter sido evitado.

No meu ponto de vista (repito: NO MEU ponto de vista) os motivos, por mais difíceis que fossem para Hanna, não eram, de forma alguma, suficientes para ela tirar a própria vida. Tentei me colocar no lugar dela por inúmeras vezes, mas nem cheguei perto de compreender de fato, tal atitude, até porque, já passei por muitas coisas parecidas com o que ela viveu e fui forte o suficiente para superar todas elas. 


Para mim, uma pessoa que comete suicídio e desiste da própria vida com tão pouca idade, mesmo sabendo que tem muuuuita coisa pela frente para viver, aprender, sofrer, sorrir, enfim, tem personalidade fraca. Hanna estava de fato passando por muitos problemas que só foram piorando ao longo dos dias e meses, como um efeito dominó, ou uma bola de neve, como ela mesma diz. Mas, parando para analisar, os problemas que ela estava enfrentando eram relacionados à amigos/escola, em nenhum momento, ela teve problema com a família, seu pai e sua mãe, mesmo distantes por conta do trabalho, estavam ali e ela podia ter pedido ajuda à eles mas não o fez.

Enfim, essa é a minha visão negativa da história toda. A visão positiva e a mensagem que o livro quer deixar, que por sinal é bem interessante, é que, tudo, absolutamente tudo o que fazemos ou deixamos de fazer pode influenciar e muito as pessoas a nossa volta. Uma atitude errada ou a falta de atitude podem culminar na depressão de um amigo, de um parente, ou até mesmo, nos casos mais extremos, em sua morte.


Em suma, o livro nos força a pensar com cuidado sobre nossas atitudes para com o próximo e fazer uma reflexão sobre o peso de nossas ações e palavras e o impacto que elas tem no outro. Também é interessante ressaltar a importância e a força que o bullying tem dentro e fora da escola, ele deve ser tratado com muita atenção e deve ser levado a sério.

A leitura é interessante e bastante reflexiva, acredito que todos, principalmente os mais jovens, deveriam ler esse livro e aprender com o tema abordado.

INFORMAÇÕES DO LIVRO:
Livro: Os 13 porquês
Autor: Jay Asher
Editora: Ática
Páginas: 256

E aí, já leu esse livro? Qual o seu ponto de vista sobre ele?

Beijos,

14

14 comentários:

  1. Ótimo post:) adorei!
    Beijokas da Camila e Carol
    já tem post novo no blog
    Vamos Papear 

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. É sim, nos faz pensar sobre nossas atitudes !
      Beijos,
      #fiquerosa

      Excluir
  3. eu ja tinha ouvido falar nesse livro e é bem instigante, parece ser msm mt bom

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Confesso que não é o meu tipo de leitura preferido, mas achei bem legal a mensagem que o livro quer passar.
      Beijos,
      #fiquerosa

      Excluir
  4. Parabéns por sua resenha! Escreveu muito bem e deu sua opinião sem medo de represálias.
    Achei o livro bem interessante, ainda mais em uma "Semana da Luta Antimanicomial". Foi bem coincidente rsrs Que possamos cuidar da nossa saúde mental e saber que esses problemas podem acontecer com qualquer um.
    Beijos e boa semana!

    http://jj-jovemjornalista.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Eu realmente expressei a minha opinião sobre o livro.
      Boa semana pra você :)
      Beijos,
      #fiquerosa

      Excluir
  5. Eu li esse livro no ano passado e adorei ele, na verdade, eu devorei ele hahahaha
    Adorei o modo como você descreveu ele!
    Beijos
    BlogCarolNM
    FanPage

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, o livro é tão instigante que tem gente que leu tudo em um único dia HAHAHA! Bom saber que gostou :)
      Beijos,
      #fiquerosa

      Excluir
  6. Eu já tinha ouvido falar desse livro, e fiquei mega hiper interessada. Adoro esse tipo de livro.

    Beijos, Love is Colorful

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que vale a pena você ler então. A mensagem realmente nos faz pensar.
      Beijos,
      #fiquerosa

      Excluir
  7. Oi Renata!
    Eu li esse livro ano passado e tenho a mesma opinião que você, os motivos podiam ter sido tão melhor trabalhados, ela podia ter sido ajudada e evitado isso. Procuro não ficar julgando quem se suicida, acho que só Deus pra julgar mesmo. Mas realmente, a cabeça da pessoa tem que estar bem perturbada pra isso acontecer.
    Também achei que a história é fluída e faz refletir, eu gostei bastante desse livro e da sua resenha <3
    Beijos.

    claramenteinsana.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Duane,
      eu realmente me senti incomodada com os motivos, não que eles não fossem sérios, mas não é motivo para se matar. Enfim, cada um tem a sua visão, né?
      Obrigada por dividir sua opinião aqui :))
      Beijos,
      #fiquerosa

      Excluir

@ Copyright 2014 - FiqueRosa.com - Todos os direitos reservados.