Olá meus amores!
Estou aqui pensando em como começar essa resenha, porque o livro em questão 'Pare de Fazer Drama e Aproveite a Vida' é muito mais que um livro de autoajuda, é um verdadeiro manual de como você pode ser muito mais feliz apenas mudando sua maneira de pensar e enxergar as situações e pessoas a sua volta.
Tá certo que, mudar algo que já está enraizado em você há muitos anos, não é assim tão fácil, mas, a partir do momento que você passa a entender a raiz dos seus pensamentos negativos e, em consequência, os motivos que o levam a infelicidade, é possível aplicar técnicas que, com perseverança, farão você enxergar uma nova realidade mais madura e menos fantasiosa.
Se você está passando por uma fase difícil (assim como eu estava quando comecei a ler esse livro) e pensa que sua vida está um verdadeiro caos sem qualquer chance de encontrar luz no fim do túnel, essa resenha vai te salvar! Bora conferir?
Bom, vamos começar do começo. Afinal, quem é Rafael Santandreu para se meter a escritor de autoajuda? Eu te respondo, ou melhor, o próprio livro te diz:
Agora que já sabemos quem é nosso ilustre escritor, vamos especificar os itens que o livro aborda. Ele é dividido em 3 partes, as bases, o método e aplicações práticas, que irei explicar cada uma mais adiante.
Primeira parte: AS BASES
1. Transformar-se é possível
2. Pense bem e se sentirá melhor
3. Chega de drama!
4. Preferências em vez de exigências
5. As dez principais crenças irracionais
6. Obstáculos que dificultam a terapia
Segunda parte: O MÉTODO
7. A rotina do debate
8. Visualizações racionais
9. Reflexão existencial
10. Modelagem
Terceira parte: APLICAÇÕES PRÁTICAS
11. Perder o medo da solidão
12. Superar o medo do ridículo
13. Melhorar as relações
14. Transmitir paz aos outros
15. Influenciar o mundo à nossa volta
16. Combater o estresse no trabalho
17. Tolerar a frustração
18. Livrar-se das obrigações
19. Não se preocupar tanto com a saúde
20. Concentrar-se num futuro emocionante
21. Eliminar todos os medos
22. Construir a autoestima
23. Instruções finais
Primeira parte: AS BASES
A primeira parte é fundamental, como o próprio autor intitula, é a base para que você comece a entender a origem do seu sofrimento. Tudo começa com um acontecimento (ser promovido ou bater o carro, por exemplo), nossa vida está rodeada de acontecimentos o tempo inteiro e, na maioria das vezes, nós não temos controle sobre eles. Tendemos a achar que os acontecimentos tem ligação direta com nossos sentimentos e emoções (alegria, tristeza, raiva e etc). Por exemplo, se sou promovido no emprego, fico feliz, se bato o carro ou sou abandonada pelo meu namorado, fico triste. Mas há um terceiro elemento que une os acontecimentos ao que sentimos, que é o pensamento. Portanto, o que nos causa tristeza não é o fato em si, mas o que pensamos e dizemos à nós mesmos sobre esse fato.
Entendendo esse mecanismo, fica mais fácil perceber que, para eliminar grande parte de nossa tristeza, a maneira como pensamos sobre as coisas deve ser trabalhada à nosso favor.
Muitas vezes, exageramos a relevância dos problemas, ou seja, temos o costume de "terribilizar" tudo que acontece a nossa volta. Também deixamos que os medos irracionais façam parte de nossas vidas e nossos pensamentos constantemente, dessa maneira, nunca estamos vivendo plenamente o presente, mas estamos ansiosos e com medo do que o futuro nos reserva.
Já parou pra pensar que estamos sempre exigindo coisas das pessoas e circunstâncias que nos cercam? Isso é um grande aliado das nossas tristezas. Uma pessoa madura é aquela que não exige, mas que prefere. Ela sabe que a vida e os outros não existem apenas para satisfazer suas vontades.
Quando somos emocionalmente vulneráveis, vivemos cheios de exigências.E se essas exigências não se cumprem, ficamos irritados, depressivos e ansiosos; jogamos a culpa nos outros, no mundo ou em nós mesmos.
Outro conceito importante é ter clareza entre a diferença de desejo e necessidade. Um desejo é algo que eu "gostaria" de ver cumprido, mas de que "não preciso". Em contrapartida, uma necessidade é algo sem o qual realmente não posso ficar. Parando pra avaliar isso mais à fundo, é possível perceber que precisamos de realmente muito pouco para viver: água, comida e abrigo. O resto (possuir coisas, se divertir, ter alguém que nos ame) são apenas desejos.
O grande problema está em transformar desejos em necessidades, gerando assim um sentimento de frustração constante. Primeiro porque se você não consegue o que quer, se sente infeliz e segundo porque se você consegue, pode vir a perder gerando medo e insegurança em sua mente.
Segunda parte: O MÉTODO
Após compreender todos esses fatores, é hora de praticar. O primeiro exercício diário que devemos fazer é detectar nossas crenças irracionais (aquelas que são exageradas, falsas e nos causam mal-estar emocional) e substituí-las por pensamentos racionais em um processo que exige perseverança.
Outro exercício proposto é o da visualização, que ajudará a reduzirmos nossas necessidades e consequentemente a viver bem com pouco. Rafael chama o exercício de "visualização do indigente" e propõe que nos visualizemos com riqueza de detalhes sem trabalho e sem lar ,mas com boa saúde física e mental. É preciso pensar nas seguintes perguntas: "Eu poderia ser feliz sendo indigente? Como? O que faria se estivesse nessa situação?".
Com esse simples exercício, algumas crenças irracionais são combatidas:
- É necessário possuir muitas coisas para ser feliz.
- Se não estou ocupado não estou bem
- Necessito ter uma imagem bem-sucedida para que me aceitem e, assim, poder ter prazer na vida.
O próximo exercício proposto, com o objetivo de diminuir a ansiedade cotidiana é meditar sobre a própria morte. Quando aceitamos que a morte é algo natural da vida e que esse será nosso fim, relativizamos as coisas e deixamos de nos preocupar tanto com elas, afinal quando morrermos não terão a menor importância.
Terceira parte: APLICAÇÕES PRÁTICAS
Na última parte do livro, aprendemos como aplicar alguns conceitos em nosso dia-a-dia para perdermos o medo da solidão e do ridículo e também para conseguirmos tomar decisões sem terribilizar sobre as possíveis consequências.
Em um capítulo específico, Rafael nos conduz a pensar sobre nossas relações com o outro e como elas podem ser melhoradas a partir do momento em que entendemos que não podemos exigir de ninguém o que a pessoa não pode dar e, é sempre melhor sugerir do que exigir uma mudança em alguém, evitando assim frustrações e brigas desnecessárias.
OPINIÃO DA BLOGUEIRA:
Na minha opinião o livro é excelente, muito bem explicado, fácil de entender e de leitura rápida. Ideal para qualquer pessoa que esteja passando por uma fase difícil ou que simplesmente esteja buscando uma alternativa para mudar a forma de encarar os problemas e ser feliz independente da situação em que se encontre.
Discordo com o autor em alguns pequenos pontos e também precisei adaptar alguns exercícios para que eu conseguisse fazê-los. Mas, em suma, o livro é bem interessante e me ajudou muito a abrir minha mente e aceitar que nem tudo é como a gente gostaria, mas não tem problema pois precisamos de muito pouco para viver e ser feliz :)
INFORMAÇÕES DO LIVRO:
Livro: Pare de Fazer Drama e Aproveite a Vida
Autor: Rafael Santandreu
Editora: Sextante
Páginas: 191
> Em breve irei fazer também uma resenha em vídeo sobre o livro lá no Canal, para tentar aprofundar sobre o tema. Se inscreve lá!
E aí, já conhecia o livro? O que achou?
Beijos,
Vou ler com certeza, estou precisando. Valeu a dica.
ResponderExcluirQue bom que a dica foi útil. Esse livro me ajudou muito !
ExcluirBeijos,
#fiquerosa
Ameeei a resenha, ameeei seu Blog muito lindo.
ResponderExcluirSeguindo, concerteza flor.
http://blogfloordeliz.blogspot.com/
Muito obrigada linda, vou lá no seu Blog conhecer :)
ExcluirBeijos,
#fiquerosa
Adorei a resenha! Achei incrível e fiquei com muita vontade de ler o livro!
ResponderExcluirBeeeijos, (amei seu blog)
Victória Freitas
Oi Vitória, obrigada pelo carinho <3
ExcluirO livro é muito bom, eu super indico!
Beijos,
#fiquerosa
Oii!
ResponderExcluirParece ser interessante. Gostei da sua resenha. ♥
Beijos
edepoisdesonhar.blogspot.com.br
Acredito que esse livro possa ajudar muita gente que está passando por um momento difícil na vida. Por isso fiz a resenha bem completa e fico feliz em saber que gostou :)
ExcluirBeijos,
#fiquerosa
Amei sua resenha! O livro deve ser ótimo! Ainda não conhecia, mas agora estou super afim de ler! Adorei seu cantinho! Bjs!
ResponderExcluirBlog Marinspira
Obrigada, fico feliz em saber que gostou! Fazer resenha de livro não é fácil mas eu adoro ahahaa!
ExcluirBeijos,
#fiquerosa
Primeiramente seu blog e lindo *--*
ResponderExcluirDepois que livro maravilhoso amei muito, fiquei curiosa para ler.
Beijos da Kah
www.blogmundodakah.com.br
Obrigada Kalyne, você não sabe como fico feliz em saber disso <3
ExcluirLeia sim, esse livro é mara!
Beijos,
#fiquerosa
Não conhecia
ResponderExcluirMuito obrigada pela visita volta sempre adorei
Beijinhos
CantinhoDaSofia
Facebook
Tem post novo todos os dias
Obrigada você! Espero que tenha gostado da resenha :)
ExcluirBeijos,
#fiquerosa
Opah que livro interessante, tenho de ver se encontro para ler, até porque não sou nada de fazer dramas - mas neste momento estou a precisar de ler coisas que animem mais ainda a vida :)
ResponderExcluir*XoXo
Helena Primeira
Helena Primeira Youtube
Primeira Panos
Então você precisa ler esse livro, ele vai te ajudar muito!
ExcluirBeijos,
#fiquerosa
Achei super interessante a história desse livro. Vou procurar pra ver se encontro por aqui.
ResponderExcluirbeijos!
www.garotadelicada.com.br
Tenho certeza que você vai amar, ele foi muito útil pra mim em um momento que eu estava passando por muitas mudanças na minha vida.
ExcluirBeijos,
#fiquerosa
Resenha ótima amei a dica do livro
ResponderExcluirBlog:http://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br/
Canal:https://www.youtube.com/watch?v=DmO8csZDARM
Que bom, fico feliz em saber que gostou :DD
ExcluirBeijos,
#fiquerosa
Amei a resenha e adorei o livro, com certeza vou atrás dele! obrigada por compartilhar.
ResponderExcluirBeijos e um bom final de semana!
DMulheres
@dmulheres
Coisas boas a gente tem que passar adiante, né?! :)
ExcluirBeijos,
#fiquerosa
Não sou muito fã de livros de auto ajuda, o único que li até agora e foi maravilhoso foi um sobre ansiedade, já faz anos que li e até hoje guardo seus ensinamentos, creio que este livro tbm seja ótimo, ou, excelente como você disse, achei ele bem completo e organizado.
ResponderExcluirGostei muito da resenha.
Beijo,www.apenasleiteepimenta.com.br
Ele é sensacional mesmo, me ajudou pra caramba. Por isso estou indicando haha'.
ExcluirBeijos,
#fiquerosa
Eu não sou fã de livros de auto ajuda na verdade tenho problemas com eles, mas gostei da sua resenha.
ResponderExcluirBeijos!
Blog Pam Lepletier
Sério? Nossa, nem quero imaginar porque ahahaha! Mas esse é ótimo, além de ser teórico ele também trás dicas práticas o que ajuda muito.
ExcluirBeijos,
#fiquerosa
Que bacana a proposta desse livro, ainda não conhecia!
ResponderExcluir❤
Beijos
Brilho de Aluguel
Bem legal, né? Parece que ele ainda não é muito conhecido. Mas vale muito a pena ler e colocar os exercícios em prática.
ExcluirBeijos,
#fiquerosa
Livro de auto ajuda não está nas minhas preferências de leitura.
ResponderExcluirMas só o título já me chamou atenção e despertou meu interesse.
Valeu a dica!
Parabéns pela resenha!
bjO e tenha uma ótima semana Rê!
Blog Breshopping da Dany
SORTEIOS Conheça também o Breshopping da Dany KIDS
Instagram: @breshopping_da_dany
Twitter: @brechodanylins
Obrigada Daniella, esse livro realmente me ajudou muito <3
ExcluirBeijos,
#fiquerosa
Parece mesmo muito bacaninha.
ResponderExcluirBjim...
blog Usei Hoje
eu adorei! Li do começo ao fim e coloquei os exercícios em prática, senti uma enorme diferença em minha vida.
ExcluirBeijos,
#fiquerosa
Parece que ver a dica desse livro me veio na hora certa, acho que preciso muito dele.
ResponderExcluirBeijos
BlogCarolNM
FanPage
Tá vendo só! Procura ele pra comprar e comece a ler, você vai ver como começará a se sentir muito melhor :)
ExcluirBeijos,
#fiquerosa
Adorei a resenha. Viver a vida sem preocupações é o que todos nós devemos fazer. Ler essa resenha foi necessário para o momento que estou vivendo atualmente.
ResponderExcluirO blog volta na quarta-feira!
http://jj-jovemjornalista.blogspot.com.br/
Que legal, ficou feliz em saber que com essa resenha pude te ajudar de alguma maneira.
ExcluirA chave para a felicidade é viver a vida sem dramatizar ou criar expectativas e o livro ensina como podemos fazer isso ;)
Beijos,
#fiquerosa
Oi linda!
ResponderExcluirQue resenha completa!
Mesmo não lendo o livro já deu pra ter uma boa noção do que o livro aborda.
Gosto muito de livros de auto ajuda que tem a proposta de nos ajudar no auto conhecimento e a viver melhor.
Um beijo!
www.impulsofeminino.com
Esse livro é ótimo para que a gente entenda dá onde vem nossas frustrações e como podemos combate-las. Foi uma leitura que me enriqueceu muito!
ExcluirBeijos,
#fiquerosa
Quero ler esse livroooo
ResponderExcluirhttp://sindromedoluxo.blogspot.com.br
Tenho certeza que vai valer a pena, ele é ótimo! Depois me conta o que achou ;)
ExcluirBeijos,
#fiquerosa
Não é muita gente que conhece, eu mesma acabei descobrindo por acaso. Mas valeu a pena !
ResponderExcluirBeijos,
#fiquerosa
Hi Nastya, thanks for your comment.
ResponderExcluirI'll check out your Blog!
Xoxo :*
Acho que preciso ler esse livro hahaha só pelo título. Um xeruh amore
ResponderExcluirwww.kleidenaira.com.br
Olha ele é muito bom mesmo, eu super indico! :)
ExcluirBeijos,
#fiquerosa
Li en janeiro de 2016. Parabéns pela divulgação.
ResponderExcluir