Resenha: Pare de Fazer Drama e Aproveite a Vida - Rafael Santandreu


Olá meus amores!

Estou aqui pensando em como começar essa resenha, porque o livro em questão 'Pare de Fazer Drama e Aproveite a Vida' é muito mais que um livro de autoajuda, é um verdadeiro manual de como você pode ser muito mais feliz apenas mudando sua maneira de pensar e enxergar as situações e pessoas a sua volta. 

Tá certo que, mudar algo que já está enraizado em você há muitos anos, não é assim tão fácil, mas, a partir do momento que você passa a entender a raiz dos seus pensamentos negativos e, em consequência, os motivos que o levam a infelicidade, é possível aplicar técnicas que, com perseverança, farão você enxergar uma nova realidade mais madura e menos fantasiosa. 



Se você está passando por uma fase difícil (assim como eu estava quando comecei a ler esse livro) e pensa que  sua vida está um verdadeiro caos sem qualquer chance de encontrar luz no fim do túnel, essa resenha vai te salvar! Bora conferir?

Bom, vamos começar do começo. Afinal, quem é Rafael Santandreu para se meter a escritor de autoajuda? Eu te respondo, ou melhor, o próprio livro te diz:


Agora que já sabemos quem é nosso ilustre escritor, vamos especificar os itens que o livro aborda. Ele é dividido em 3 partes, as bases, o método e aplicações práticas, que irei explicar cada uma mais adiante.

Primeira parte: AS BASES

1. Transformar-se é possível
2. Pense bem e se sentirá melhor
3. Chega de drama!
4. Preferências em vez de exigências
5. As dez principais crenças irracionais
6. Obstáculos que dificultam a terapia

Segunda parte: O MÉTODO

7. A rotina do debate
8. Visualizações racionais
9. Reflexão existencial
10. Modelagem



Terceira parte: APLICAÇÕES PRÁTICAS

11. Perder o medo da solidão
12. Superar o medo do ridículo
13. Melhorar as relações
14. Transmitir paz aos outros
15. Influenciar o mundo à nossa volta
16. Combater o estresse no trabalho
17. Tolerar a frustração
18. Livrar-se das obrigações
19. Não se preocupar tanto com a saúde
20. Concentrar-se num futuro emocionante
21. Eliminar todos os medos
22. Construir a autoestima
23. Instruções finais

Primeira parte: AS BASES


A primeira parte é fundamental, como o próprio autor intitula, é a base para que você comece a entender a origem do seu sofrimento. Tudo começa com um acontecimento (ser promovido ou bater o carro, por exemplo), nossa vida está rodeada de acontecimentos o tempo inteiro e, na maioria das vezes, nós não temos controle sobre eles. Tendemos a achar que os acontecimentos tem ligação direta com nossos sentimentos e emoções (alegria, tristeza, raiva e etc). Por exemplo, se sou promovido no emprego, fico feliz, se bato o carro ou sou abandonada pelo meu namorado, fico triste. Mas há um terceiro elemento que une os acontecimentos ao que sentimos, que é o pensamento. Portanto, o que nos causa tristeza não é o fato em si, mas o que pensamos e dizemos à nós mesmos sobre esse fato.


Entendendo esse mecanismo, fica mais fácil perceber que, para eliminar grande parte de nossa tristeza, a maneira como pensamos sobre as coisas deve ser trabalhada à nosso favor. 

Muitas vezes, exageramos a relevância dos problemas, ou seja, temos o costume de "terribilizar" tudo que acontece a nossa volta. Também deixamos que os medos irracionais façam parte de nossas vidas e nossos pensamentos constantemente, dessa maneira, nunca estamos vivendo plenamente o presente, mas estamos ansiosos e com medo do que o futuro nos reserva.


Já parou pra pensar que estamos sempre exigindo coisas das pessoas e circunstâncias que nos cercam? Isso é um grande aliado das nossas tristezas. Uma pessoa madura é aquela que não exige, mas que prefere. Ela sabe que a vida e os outros não existem apenas para satisfazer suas vontades.

Quando somos emocionalmente vulneráveis, vivemos cheios de exigências.E se essas exigências não se cumprem, ficamos irritados, depressivos e ansiosos; jogamos a culpa nos outros, no mundo ou em nós mesmos.

Outro conceito importante é ter clareza entre a diferença de desejo e necessidade. Um desejo é algo que eu "gostaria" de ver cumprido, mas de que "não preciso". Em contrapartida, uma necessidade é algo sem o qual realmente não posso ficar. Parando pra avaliar isso mais à fundo, é possível perceber que precisamos de realmente muito pouco para viver: água, comida e abrigo. O resto (possuir coisas, se divertir, ter alguém que nos ame) são apenas desejos. 

O grande problema está em transformar desejos em necessidades, gerando assim um sentimento de frustração constante. Primeiro porque se você não consegue o que quer, se sente infeliz e segundo porque se você consegue, pode vir a perder gerando medo e insegurança em sua mente.

Segunda parte: O MÉTODO


Após compreender todos esses fatores, é hora de praticar. O primeiro exercício diário que devemos fazer é detectar nossas crenças irracionais (aquelas que são exageradas, falsas e nos causam mal-estar emocional) e substituí-las por pensamentos racionais em um processo que exige perseverança.

Outro exercício proposto é o da visualização, que ajudará a reduzirmos nossas necessidades e consequentemente a viver bem com pouco. Rafael chama o exercício de "visualização do indigente" e propõe que nos visualizemos com riqueza de detalhes sem trabalho e sem lar ,mas com boa saúde física e mental. É preciso pensar nas seguintes perguntas: "Eu poderia ser feliz sendo indigente? Como? O que faria se estivesse nessa situação?".

Com esse simples exercício, algumas crenças irracionais são combatidas:

- É necessário possuir muitas coisas para ser feliz.
- Se não estou ocupado não estou bem
- Necessito ter uma imagem bem-sucedida para que me aceitem e, assim, poder ter prazer na vida.


O próximo exercício proposto, com o objetivo de diminuir a ansiedade cotidiana é  meditar sobre a própria morte. Quando aceitamos que a morte é algo natural da vida e que esse será nosso fim, relativizamos as coisas e deixamos de nos preocupar tanto com elas, afinal quando morrermos não terão a menor importância.

Terceira parte: APLICAÇÕES PRÁTICAS


Na última parte do livro, aprendemos como aplicar alguns conceitos em nosso dia-a-dia para perdermos o medo da solidão e do ridículo e também para conseguirmos tomar decisões sem terribilizar sobre as possíveis consequências.

Em um capítulo específico, Rafael nos conduz a pensar sobre nossas relações com o outro e como elas podem ser melhoradas a partir do momento em que entendemos que não podemos exigir de ninguém o que a pessoa não pode dar e, é sempre melhor sugerir do que exigir uma mudança em alguém, evitando assim frustrações e brigas desnecessárias. 


OPINIÃO DA BLOGUEIRA:

Na minha opinião o livro é excelente, muito bem explicado, fácil de entender e de leitura rápida. Ideal para qualquer pessoa que esteja passando por uma fase difícil ou que simplesmente esteja buscando uma alternativa para mudar a forma de encarar os problemas e ser feliz independente da situação em que se encontre.

Discordo com o autor em alguns pequenos pontos e também precisei adaptar alguns exercícios para que eu conseguisse fazê-los. Mas, em suma, o livro é bem interessante e me ajudou muito a abrir minha mente e aceitar que nem tudo é como a gente gostaria, mas não tem problema pois precisamos de muito pouco para viver e ser feliz :)

INFORMAÇÕES DO LIVRO:

Livro: Pare de Fazer Drama e Aproveite a Vida
Autor: Rafael Santandreu
Editora: Sextante
Páginas: 191

> Em breve irei fazer também uma resenha em vídeo sobre o livro lá no Canal, para tentar aprofundar sobre o tema. Se inscreve lá! 

E aí, já conhecia o livro? O que achou?

Beijos,

45

45 comentários:

  1. Vou ler com certeza, estou precisando. Valeu a dica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que a dica foi útil. Esse livro me ajudou muito !
      Beijos,
      #fiquerosa

      Excluir
  2. Ameeei a resenha, ameeei seu Blog muito lindo.
    Seguindo, concerteza flor.

    http://blogfloordeliz.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada linda, vou lá no seu Blog conhecer :)
      Beijos,
      #fiquerosa

      Excluir
  3. Adorei a resenha! Achei incrível e fiquei com muita vontade de ler o livro!
    Beeeijos, (amei seu blog)
    Victória Freitas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vitória, obrigada pelo carinho <3
      O livro é muito bom, eu super indico!
      Beijos,
      #fiquerosa

      Excluir
  4. Oii!
    Parece ser interessante. Gostei da sua resenha. ♥

    Beijos

    edepoisdesonhar.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que esse livro possa ajudar muita gente que está passando por um momento difícil na vida. Por isso fiz a resenha bem completa e fico feliz em saber que gostou :)
      Beijos,
      #fiquerosa

      Excluir
  5. Amei sua resenha! O livro deve ser ótimo! Ainda não conhecia, mas agora estou super afim de ler! Adorei seu cantinho! Bjs!
    Blog Marinspira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, fico feliz em saber que gostou! Fazer resenha de livro não é fácil mas eu adoro ahahaa!
      Beijos,
      #fiquerosa

      Excluir
  6. Primeiramente seu blog e lindo *--*
    Depois que livro maravilhoso amei muito, fiquei curiosa para ler.

    Beijos da Kah
    www.blogmundodakah.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Kalyne, você não sabe como fico feliz em saber disso <3
      Leia sim, esse livro é mara!
      Beijos,
      #fiquerosa

      Excluir
  7. Não conhecia
    Muito obrigada pela visita volta sempre adorei
    Beijinhos
    CantinhoDaSofia
    Facebook
    Tem post novo todos os dias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada você! Espero que tenha gostado da resenha :)
      Beijos,
      #fiquerosa

      Excluir
  8. Opah que livro interessante, tenho de ver se encontro para ler, até porque não sou nada de fazer dramas - mas neste momento estou a precisar de ler coisas que animem mais ainda a vida :)

    *XoXo
    Helena Primeira
    Helena Primeira Youtube
    Primeira Panos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então você precisa ler esse livro, ele vai te ajudar muito!
      Beijos,
      #fiquerosa

      Excluir
  9. Achei super interessante a história desse livro. Vou procurar pra ver se encontro por aqui.
    beijos!
    www.garotadelicada.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho certeza que você vai amar, ele foi muito útil pra mim em um momento que eu estava passando por muitas mudanças na minha vida.
      Beijos,
      #fiquerosa

      Excluir
  10. Resenha ótima amei a dica do livro
    Blog:http://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br/
    Canal:https://www.youtube.com/watch?v=DmO8csZDARM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, fico feliz em saber que gostou :DD
      Beijos,
      #fiquerosa

      Excluir
  11. Amei a resenha e adorei o livro, com certeza vou atrás dele! obrigada por compartilhar.

    Beijos e um bom final de semana!
    DMulheres
    @dmulheres

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Coisas boas a gente tem que passar adiante, né?! :)
      Beijos,
      #fiquerosa

      Excluir
  12. Não sou muito fã de livros de auto ajuda, o único que li até agora e foi maravilhoso foi um sobre ansiedade, já faz anos que li e até hoje guardo seus ensinamentos, creio que este livro tbm seja ótimo, ou, excelente como você disse, achei ele bem completo e organizado.
    Gostei muito da resenha.
    Beijo,www.apenasleiteepimenta.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele é sensacional mesmo, me ajudou pra caramba. Por isso estou indicando haha'.
      Beijos,
      #fiquerosa

      Excluir
  13. Eu não sou fã de livros de auto ajuda na verdade tenho problemas com eles, mas gostei da sua resenha.
    Beijos!
    Blog Pam Lepletier

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério? Nossa, nem quero imaginar porque ahahaha! Mas esse é ótimo, além de ser teórico ele também trás dicas práticas o que ajuda muito.
      Beijos,
      #fiquerosa

      Excluir
  14. Que bacana a proposta desse livro, ainda não conhecia!


    Beijos
    Brilho de Aluguel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem legal, né? Parece que ele ainda não é muito conhecido. Mas vale muito a pena ler e colocar os exercícios em prática.
      Beijos,
      #fiquerosa

      Excluir
  15. Livro de auto ajuda não está nas minhas preferências de leitura.
    Mas só o título já me chamou atenção e despertou meu interesse.
    Valeu a dica!

    Parabéns pela resenha!

    bjO e tenha uma ótima semana Rê!

    Blog Breshopping da Dany
    SORTEIOS Conheça também o Breshopping da Dany KIDS
    Instagram: @breshopping_da_dany
    Twitter: @brechodanylins

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Daniella, esse livro realmente me ajudou muito <3
      Beijos,
      #fiquerosa

      Excluir
  16. Respostas
    1. eu adorei! Li do começo ao fim e coloquei os exercícios em prática, senti uma enorme diferença em minha vida.
      Beijos,
      #fiquerosa

      Excluir
  17. Parece que ver a dica desse livro me veio na hora certa, acho que preciso muito dele.
    Beijos
    BlogCarolNM
    FanPage

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tá vendo só! Procura ele pra comprar e comece a ler, você vai ver como começará a se sentir muito melhor :)
      Beijos,
      #fiquerosa

      Excluir
  18. Adorei a resenha. Viver a vida sem preocupações é o que todos nós devemos fazer. Ler essa resenha foi necessário para o momento que estou vivendo atualmente.

    O blog volta na quarta-feira!
    http://jj-jovemjornalista.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal, ficou feliz em saber que com essa resenha pude te ajudar de alguma maneira.
      A chave para a felicidade é viver a vida sem dramatizar ou criar expectativas e o livro ensina como podemos fazer isso ;)
      Beijos,
      #fiquerosa

      Excluir
  19. Oi linda!
    Que resenha completa!
    Mesmo não lendo o livro já deu pra ter uma boa noção do que o livro aborda.
    Gosto muito de livros de auto ajuda que tem a proposta de nos ajudar no auto conhecimento e a viver melhor.
    Um beijo!

    www.impulsofeminino.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse livro é ótimo para que a gente entenda dá onde vem nossas frustrações e como podemos combate-las. Foi uma leitura que me enriqueceu muito!
      Beijos,
      #fiquerosa

      Excluir
  20. Quero ler esse livroooo


    http://sindromedoluxo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho certeza que vai valer a pena, ele é ótimo! Depois me conta o que achou ;)
      Beijos,
      #fiquerosa

      Excluir
  21. Não é muita gente que conhece, eu mesma acabei descobrindo por acaso. Mas valeu a pena !
    Beijos,
    #fiquerosa

    ResponderExcluir
  22. Hi Nastya, thanks for your comment.
    I'll check out your Blog!
    Xoxo :*

    ResponderExcluir
  23. Acho que preciso ler esse livro hahaha só pelo título. Um xeruh amore

    www.kleidenaira.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha ele é muito bom mesmo, eu super indico! :)
      Beijos,
      #fiquerosa

      Excluir
  24. Li en janeiro de 2016. Parabéns pela divulgação.

    ResponderExcluir

@ Copyright 2014 - FiqueRosa.com - Todos os direitos reservados.