Sem.eia palavra: o amor próprio e o peso de carrega-lo


Oi meus amores!

Já faz um bom tempo que eu não escrevo textos meus aqui para o Blog, desde fevereiro para ser mais específica e confesso que estava sentindo falta disso. Mas é como eu sempre digo, texto é algo que vem da alma, vem assim do nada e eu gosto de deixar que ele flua sem que eu precise forçar nada.

Hoje foi um desses dias que eu estava inspirada e o texto simplesmente veio . Em poucos minutos eu tinha escrito tudo. Amo quando isso acontece haha. <3

Espero muito que gostem...Boa leitura!


O amor próprio e o peso de carrega-lo

Fica a minha reflexão sobre o amor. Ele pode ser intenso e arrebatador, pode te mudar completamente, pode te machucar, pode ser recíproco ou não, pode chegar sem aviso prévio, pode ser forte e ainda assim acabar do dia para a noite, como numa fração de segundos onde tudo pode mudar, pode transformar-se em ódio. Mas, ei, o ódio é a outra face do amor, não é mesmo? Pode ser autêntico e louco, pode ter até mesmo outros nomes. O amor é mesmo curioso. Nenhum estudo jamais conseguirá destrincha-lo completamente e ninguém jamais ousará dizer que nunca amou na vida. Veja bem, você pode nunca ter amado alguém no sentido romântico da palavra, mas ama seus pais, sua família, seus bichinhos de estimação, ama a música “x”, o programa “y”, ama o cheiro de café. Quem foi que disse que amor é um sentimento de pessoa para pessoa? Ele vai muito além disso. Mas aí chegamos no ponto, na questão, no eterno debate sobre o tal amor próprio.

Ele é o principal, dizem, é fundamental, argumentam. Mas também é o mais criticado. É constantemente confundido com egoísmo, vaidade. Só quem o tem sabe a delícia e o peso de carrega-lo. É...não é assim tão fácil, talvez as pessoas devam enxerga-lo com mais alma e menos julgamento. É preciso ter ciência e não digo a ciência que estuda os homens, a natureza e os animais, mas a ciência de estar ciente, que ele é sim extremamente necessário e fundamental em nossas vidas, mas que,  quando encontrado, é preciso ter cautela e saber usa-lo com muito cuidado. Como quem usa um remédio, se for bem dosado, cura. Se passar da conta, mata. O amor próprio fortalece a sua relação consigo mesmo e mata a sua relação com os outros. Como assim você vai deixar de ajudar tal pessoa porque está cansado e decidiu tirar um tempo para você? Como assim você não vai dar uma segunda chance para aquela pessoa incrível? Como é possível você estar de viagem marcada quando uma pessoa que necessita tanto de você pede para que fique? Não sei a que limite chegamos, mas quem foi que disse que a felicidade ou bem-estar do outro dependem exclusivamente de você? Quem foi que inventou que se fulano foi  bacana com você, você TEM que ficar com ele? Aonde está escrito que se você está se colocando em primeiro lugar não é uma pessoa digna? Aliás, pare um segundo e reflita: Como é possível que a gente carregue nas costas uma cruz que não nos pertence?

Acho sim que devemos sempre ajudar quem quer que precise de nós, estender a mão, ser um ombro amigo, um bom ouvinte e principalmente doar uma parte do nosso tempo a quem realmente esteja precisando. O nosso tempo é o “bem” mais precioso que temos. Mas serei sempre a favor do amor próprio em primeiro lugar. Como você pode ajudar alguém, se você mesmo não consegue se ajudar?

Não reprima o seu amor próprio em função do julgamento alheio. Ninguém calça os seus sapatos e carrega as suas dores. Ninguém mata o mesmo leão que você por dia. Não podemos julgar aquilo que não conhecemos. Aliás, onde existe muito julgamento desconfio que haja falta de amor próprio.

---------------------------------------

> Para ler mais textos meus é só clicar aqui

>> Lembre-se: ao utilizar algum trecho desse texto não esqueça de me dar os devidos créditos. Plágio é crime!

O que você pensa sobre o amor próprio? Vamos discutir esse assunto ali nos comentários :)

Beijos,

25

25 comentários:

  1. Sem o amor próprio é impossivel de pensar que alguem sinta o mesmo por nós. Sempre aprendi em primeiro lugar a me amar pois assim o proximo me veria da mesma forma. Ajudar sem esperar um retorno, pois sei que quando precisamos alguma ajuda virá. Esse texto é maravilhoso, amei demais.
    Beijinhoos. ❤
    Espero sua visita.
    www.amordeluaazul.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo, Leticia. Como dizem, o amor próprio é o início de um amor pra toda vida. Bom saber que gostou do texto :)
      Beijos,
      #fiquerosa

      Excluir
  2. Lindo :)

    Beijinho <3

    Lina Soares
    http://trintaporumalinhanoticias.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  3. Respostas
    1. Obrigada meu amor ❤❤
      Bom ver você aqui hihi !
      Beijos,
      #fiquerosa

      Excluir
  4. ÓTIMO POST <3
    beijos!
    www.garotadelicada.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada! Fico feliz em saber que curtiu o texto :))
      Beijos,
      #fiquerosa

      Excluir
  5. Que texto sensacional, acho que você deveria ter muitos momentos assim! Sério, quantas palavras únicas. ❤

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Kaila, escrever é uma paixão antiga ❤
      Sempre que estou inspirada eu escrevo algo para postar aqui !
      Beijos,
      #fiquerosa

      Excluir
  6. PARA TUDO! Digamos AMÉM para alguém que pensa exatamente como eu. Há estudos que comprovam que quando nos amamos e estamos de bem com nós mesmos, podemos retribuir isso aos demais. É como tu disse, como ajudar o próximo se não conseguimos ajudar a nós mesmos? É a mesma coisa com o amor e qualquer outro sentimento. Como podemos retribuir algo que não sentimos ou fazemos por nós?
    Sou muito a favor do amor próprio em primeiro lugar, desde que, a pessoa saiba dosar e não levar isso para o egoísmo. Pois, muitas vezes, as pessoas usam o amor-próprio como desculpa para serem egoístas.


    AMEI SEU TEXTO! Faça mais, sério.

    Beijos,
    Blog Gaby DahmerFanpageInstagramTwitter

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Gaby, tudo tem que ser na dose certa, nem demais nem de menos. O importante é saber se amar em primeiro lugar e não se sentir culpada por isso. Gostei de saber sua opinião e pode deixar que escreverei mais textos, eu amo fazer isso haha :)
      Beijos,
      #fiquerosa

      Excluir
  7. Sem palavras para esse texto ♥ Realmente o amor próprio é algo fundamental, infelizmente algumas pessoas não sabem dozar o amor próprio, assim como você disse mas elas se "matam" por afastar o próximo por conta desse egoismo. Amei seu texto e espero que venham mais momentos inspiradores e mais textos maravilhosos como esse.

    Beijos
    Pronto, Postei!
    Quer um Layout Free?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também espero Alexia HAHAHA! Escrever é mais que um hobby pra mim, é uma paixão. É como se eu pudesse colocar no papel tudo aquilo que tenho vontade de dizer mas não consigo.
      Esse texto sobre amor próprio veio em um momento muito específico da minha vida, um momento em que eu precisava olhar um pouco mais pra mim, pra minha vida como um todo. :)
      Beijos,
      #fiquerosa

      Excluir
  8. I really like you :)
    Happy weekend!

    Can you follow me? I follow you :)
    If you comment my post, I will comment your five posts! :)

    http://www.sandrakopko.com/2016/10/vanilla-shake.html

    ResponderExcluir
  9. Você escreve com uma delicadeza e suavidade, parabéns!

    http://amebatom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada Thaís, esse é meu jeito de colocar no papel coisas que estou sentindo e preciso expressar de alguma maneira. É bom saber que tem tanta gente que gosta dos meus textos ❤
      Beijos,
      #fiquerosa

      Excluir
  10. Que texto lindo, profundo e delicado. Amei!
    Como você disse, ninguém calça nossos sapatos e vive nossas dores por nós, então, um pouco de amor próprio é sempre bom!
    Beijos
    BlogCarolNM
    FanPage

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol, é isso mesmo menina..bora se amar em primeiro lugar! Só nós sabemos o peso que temos que carregar todos os dias, não é mesmo?
      Beijos,
      #fiquerosa

      Excluir
  11. Awn eu que agradeço pelo carinho! Ficou super feliz em saber que gostou, viu? :)
    Beijos,
    #fiquerosa

    ResponderExcluir
  12. AMEI o texto, você escreve super bem e é uma leitura leve, amo leituras assim.
    Muitas pessoas me tem por metida, mas quando aprendi a me por em primeiro lugar tudo ficou melhor. Muitas vezes nos sacrificamos por alguém que não faz nada por nós, isso não vale a pena. Amor próprio é essencial e todos deveriam começar a trabalhar nele, você tem que se amar inteira e completamente antes de amar algo ou alguém.
    Amei o blog, beijinhos :*
    blogrua213.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Renata! Que bom te ver por aqui :D
      Pois é, infelizmente o amor próprio é visto muitas vezes como egoísmo ou algo do tipo, mas ele é essencial na vida de qualquer pessoa. Devemos saber respeitar os nossos limites acima de tudo.
      Bom saber que gostou do Blog, viu? ❤
      Beijos,
      #fiquerosa

      Excluir

@ Copyright 2014 - FiqueRosa.com - Todos os direitos reservados.