Resenha: Tá Gravando. E Agora? - Kéfera Buchmann


Oi, oi gente!

Estou começando o post de maneira diferente da original pra já entrar no clima dessa youtuber f*da que se meteu a escrever um livro que deu muito certo e por conta do sucesso de vendas acaba de lançar seu segundo livro.

Acho muito difícil você não conhecer essa ogra, digo, garota HAHAHA! :P É que a Kéfera é conhecida pelo seu jeito desbocado e engraçado de ser. Ela não é aquela menina meiga, doce e feminina que dá dicas de maquiagem no YouTube. Apesar de ser linda, convenhamos! Na verdade, seu Canal cresceu exatamente por conta desse seu jeito nada convencional de ser. Muitas pessoas se identificaram e se identificam com seus vídeos pois ela tem uma sinceridade engraçada ao abordar temas pouco falados entre a maioria de nós mortais, mas que são parte do nosso cotidiano. Quer um exemplo? Depilação, celulite, briga em rede social e até pum são assuntos abordados em seu Canal.



Se no seu primeiro livro Kéfera fala sobre sua história de vida, sua família e como começou no YouTube, no segundo, por outro lado, ela dá várias dicas para quem tem ou quer começar um Canal no YouTube e como fazer com que ele cresça. Tem até exemplos práticos que você pode aplicar no seu dia-a-dia para melhorar e aprimorar o processo criativo.

Vou abrir meu coração aqui e ser sincera (espero que isso não me renda um grupo de fanáticos pela Keh querendo me matar rs). Não gostei muito do seu primeiro livro. Achei a escrita dela precária, talvez pelo fato dela não ser escritora e sim youtuber. Era um livro amador, com palavras e expressões simples e escrito exatamente da maneira como ela fala nos vídeos. Ou seja, senti falta de uma escrita mais elaborada, afinal de contas, não escrevemos da mesma maneira que falamos por mais informais que somos com o nosso público, não é mesmo?


Por outro lado, apesar dela continuar seguindo a mesma linha nesse segundo livro e escrevendo de maneira bem descontraída (inclusive se prepare para a chuva de palavrões que você irá encontrar), eu achei que ele está bem mais amarrado, tem mais coerência e segue uma certa linearidade de um capítulo para o outro. Isso sem falar que, de fato, tem várias dicas práticas e muito válidas para quem está começando um Canal. Pensado bem, as dicas são úteis não apenas para quem quer ingressar nesse meio, mas para quem precisa usar a criatividade na escola, faculdade, trabalho...enfim, o livro trás muitas dicas importantes para você não sofrer nenhum bloqueio criativo e conseguir usar a criatividade a seu favor. 

Ela foi mais objetiva e direto ao ponto. Explicou de forma rápida o que costuma dar certo e o que não funciona tão bem no YouTube. Também abordou como pensar no nome do seu Canal (que não é uma tarefa fácil porque todo nome possível e imaginável já está em uso) e como fazer a divulgação dos vídeos, algo importantíssimo no crescimento do seu Canal.


Outro ponto que merece destaque é o fato do livro ter bastante ilustrações engraçadas e fotos descontraídas da Kéfera. Também achei esse livro um pouco mais interativo que o primeiro, tem até uma parte onde  há um espaço para você escrever de acordo com o tema proposto. Bem bacana!

Uma das minhas partes preferidas (se você não leu o livro, sinto muito mas vou dar um pequeno spoiler rs) é que mais pro final, tem um capítulo onde ela indica várias músicas que gosta de escutar para se sentir melhor e abrir sua mente para novas idéias. Aliás, tem músicas ali que eu não conheço, mas como sou curiosa vou escutar haha.


Acho que vale ressaltar que além de tudo isso, no decorrer do livro podemos encontrar diversos depoimentos dos kelovers (como são conhecidos seus fãs). São histórias incríveis de pessoas que conseguiram sair de uma depressão, vencer o preconceito e superar um luto apenas assistindo aos vídeos cheios de humor da Kéfera.

Por fim outro assunto abordado em um dos capítulos é a questão dos haters (pessoas que não curtem o trabalho dela) e o ódio gratuito que está se espalhando pela Internet. Ela explica que é impossível criar um Canal se você não estiver preparado para ouvir críticas, sejam elas construtivas ou destrutivas. Se formos parar pra pensar, a Internet é terra de ninguém e cada um fala o que bem entender. É importante saber separar as críticas que nos impulsionam pra frente e as que nada nos acrescenta.



De modo geral, gostei do livro e até consegui absorver algumas dicas para o meu próprio Canal. A leitura é super rápida e objetiva.

INFORMAÇÕES DO LIVRO:

Livro: Tá Gravando. E Agora?
Autor(a): Kéfera Buchmann
Editora: Paralela
Páginas: 106



> Para conferir outras resenhas é só clicar aqui

E aí, já leu esse livro? Tem vontade de ler? Me conta!

Beijos,
21

21 comentários:

  1. Não conhecia o livro mas parecer bom
    Beijinhos
    CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo menos pra quem tem Canal o livro é bem útil, cheio de dicas ;)
      Beijos,
      #fiquerosa

      Excluir
  2. Eu pretendo comprar esse livro achei bem interessante *-* eu não gostei muito do 1,mas enfim.
    ótima resenha

    ♥ Fashion & Glamour Oficial || Visite-nos


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também não gostei muito do primeiro, mas esse segundo está bem melhor, tem várias dicas para quem quer que o Canal cresça. Eu curti haha.
      Beijos,
      #fiquerosa

      Excluir
  3. Já ouvir falar desse livro e ahe bem interessante , pois me chamou bastante atenção. gostei bastante da resenha.
    beijos!
    www.garotadelicada.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom saber que gostou da resenha! O livro é muito bom, para quem precisa de dicas para fazer o Canal crescer ele é ótimo, vale a pena :)
      Beijos,
      #fiquerosa

      Excluir
  4. Eu não pretendia ler o livro, mas como tu disse ali, ela dá dicas para quem quer iniciar um canal, e como estou com um projeto de canal para o futuro, já é bom eu ler o livro antes. Assim terei alguma noção melhor de tudo.


    Beijos,
    Blog Gaby DahmerFanpageInstagramTwitter

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa então esse livro é perfeito pra você! Acho que vai ser muito útil para você ter boas ideias para o Canal ;)
      Beijos,
      #fiquerosa

      Excluir
  5. Eu não li o livro e quem leu falou que muita coisa ela já chegou a falar no proprio canal. Eu não sou muito fã da Kefera mais acho que o livro pode ajudar quem está começando a gravar videos

    www.descrevendonuvens.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério? Acho que o primeiro livro dela é que ela já falou no Canal, o segundo é mais específico para quem quer ter dicas pra fazer o Canal crescer e tals. É bem dinâmico :)
      Beijos,
      #fiquerosa

      Excluir
  6. Ainda não li, não sou muito fã dela ;(

    http://www.gotasdecafe.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você pretende criar um Canal e precisa de dicas esse é o livro certo. Por isso acho que vale a pena, mas se não curte muito ela, talvez não vá gostar tanto assim rs.
      Beijos,
      #fiquerosa

      Excluir
  7. acho bacana que varios youtubers estao saindo da internet pra outras plataformas como livros!

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que isso tem o lado bom e o ruim, aliás, como tudo na vida, né? Haha. É legal porque incentiva as crianças e adolescentes a lerem, mas é ruim porque banaliza os livros e o ato de escrever, que exige treino, prática, domínio da língua portuguesa e etc... Mas enfim, eu gostei desse livro haha :)
      Beijos,
      #fiquerosa

      Excluir
  8. A Kéfera tem muito pra ensinar, né? E eu imagino a penca de palavrões nos livros dela! Hahaha. Não li o primeiro e nem o segundo :s

    Beijão, mariasabetudo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nesse mundo do YouTube ela tem muita coisa pra ensinar meeeesmo, é só a gente olhar pra quantidade de inscritos e de pessoas que acompanham o trabalho dela, né? Mas realmente achei desnecessários os palavrões no livro.
      Beijos,
      #fiquerosa

      Excluir
  9. Adorei a resenha. Não conhecia ainda esse livro da Kéfera. Parece ser interessante.
    Beijos e bom restante de semana!

    Jovem Jornalista
    Fanpage
    Instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro é bem interessante pra quem tem Canal pois tem várias dicas importantes. Eu curti :)
      Beijos,
      #fiquerosa

      Excluir
  10. Adorei a resenha, eu nem sabia sobre o que era o livro, confesso que meio que tenho preconceito com livros de youtubers, mas depois da resenha fiquei com vontade de ler, afinal eu quero criar um canal e acho que será útil...

    Carol | Pink is not Rose

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha Carol, é lógico que o livro dela não pode ser comparado a um livro de um escritor, mas se o que você está procurando é dicas para começar um Canal ele pode te ajudar muito! :)
      Beijos,
      #fiquerosa

      Excluir
  11. Ainda quero comprar esse segundo livro dela. Adorei a forma como abordou o que achou desse e do outro livro amore. Um xeruh!

    www.kleidenaira.com.br

    ResponderExcluir

@ Copyright 2014 - FiqueRosa.com - Todos os direitos reservados.