16 coisas que aprendi em 2016


Olá, meus amores!

Pra quem ainda não viu, eu liberei no Canal um vídeo cheio de amor e inspiração pra começar o ano com o pé direito. É uma mensagem bem positiva de tudo que aprendi esse ano e de todas as lições que tirei tanto das coisas boas como das ruins.

Confesso que AMO gravar esse tipo de vídeo, sentar em frente a câmera e poder bater um papo com quem gosta de me acompanhar é maravilhoso, ainda mais se for pra falar de coisas inspiradoras e que deixam o nosso dia mais leve.

Como sei que tem gente que prefere ler o post ao invés de ver o vídeo, aproveitei e fiz dos dois jeitos, assim todo mundo fica feliz :)

Vamos conferir?




1- Não leve tudo tão a sério

Quer dizer que você deve levar tudo na brincadeira? Não. Uma coisa que eu aprendi esse ano é que os planos mudam. Você tá aí sofrendo porque uma pessoa que você gosta muito vai se mudar pra longe mas pode ser que isso nem aconteça. Às vezes alguém te fala uma coisa que você acha horrível, fica super chateado e no final das contas nem foi isso que a pessoa quis dizer, você que interpretou errado. Por isso não vale a pena levar tudo a ferro e fogo. Take it easy! 

2- Não seja tão sistemático

Quem me conhece sabe que eu sou uma pessoa super sistemática com tudo. Eu tenho uma ordem mental na minha cabeça e se eu não fizer as coisas exatamente desse jeito eu ficou mega estressada. Mas eu admito, não vale a pena ser assim, faça coisas diferentes, mude o caminho de volta pra casa, desarrume o quarto e arrume de uma outra maneira. Fazer as coisas sempre iguais e da mesma maneira é muito chato.

3- Fique longe de pessoas negativas

Talvez essa seja uma das maiores lições que eu aprendi esse ano, infelizmente tive que aprender da pior maneira, quando eu já estava literalmente sem energia nenhuma, sem vida. Deixar uma pessoa negativa, que suga sua energia e sempre te deixa mal entrar na sua vida é a pior besteira que você pode fazer. Fuja desse tipo de pessoa e lembre-se que nada é mais importante do que estar bem.



4- Tenha um propósito

Qual é o seu propósito na vida? No ano? No mês? No dia? Por que você levanta da cama todos os dias? O que te move? Pra que você tá aqui? Todo mundo tem um propósito e se você ainda não descobriu qual é o seu está mais do que na hora de fazer isso.  É o propósito que te move e faz com que você tenha uma razão de viver. Pense em qual é a sua.

5- Foque no seu objetivo

Beleza, você já descobriu qual é o seu propósito,  você tem um norte, um caminho que você quer seguir, então o próximo passo é definitivamente eliminar a procrastinação da sua vida. Você tem que focar 100% no seu objetivo. É difícil? Sim! Mas esse ano eu aprendi o valor de cada segundo e o quanto é importante estar alinhada ao meu propósito, fazer coisas pra alcançar o meu objetivo. Coloque metas pro seu mês e pra sua semana e se esforce pra cumprir todas elas. Um passo de cada vez e a gente chega lá!

6- Anote tudo!

Pode parecer uma dica boba, mas eu perdi muitas oportunidades de gravar vídeos legais, escrever posts legais pro blog e muitas outras coisas porque eu tinha uma ideia muuuito legal na hora, não anotava e depois eu acabava esquecendo. Anotar as coisas das mais simples as mais complexas vai fazer você economizar um tempão da sua vida, isso sem contar que as coisas ficam mais organizadas na sua cabeça, porque tá tudo ali anotado. 



7- Diga não quando você quer dizer não

Eu tava revendo o vídeo de metas para 2016 que eu gravei bem no começo do ano e uma das metas que eu coloquei era aprender a dizer não quando eu quero dizer não. Durante esse ano inteiro eu tentei colocar isso em prática e eu posso afirmar que dizer não quando você quer dizer não é l-i-b-e-r-t-a-d-o-r. Lógico que eu ainda preciso melhorar muito nessa questão mas eu percebi a diferença que faz você ser assertivo com o que você realmente quer. Além disso, você vai economizar tempo e não vai precisar ficar inventando nenhuma desculpa. Simples e direto, como deve ser.

8- Dê valor a sua paz interior

Nada, absolutamente nada vale mais que a sua paz. Um emprego estressante não vale mais que a sua paz, um relacionamento que te desgasta não vale mais que a sua paz, uma rotina cansativa não vale mais que a sua paz. Na verdade, tudo começa pela paz, começa a reparar, se você tá em paz, tá tudo bem, mesmo que você tenha alguns problemas (e quem não tem?) você sabe que não adianta ficar pilhado porque no fim das contas tudo vai se encaixar, você estar em paz é só uma maneira que você escolheu de lidar com os problemas.

9- Pense, mas não muito

Eu sempre falo que quando a gente pensa demais acaba não fazendo as coisas. Tipo, quero fazer uma tatuagem: "Ai mas será? Será que eu devo? O que as pessoas vão falar? E se eu me arrepender?" Você pensa tanto que acaba desistindo e  aí mais pra frente acaba se arrependendo de não ter feito algo que queria. Ou seja, é bom pensar, ponderar os prós e os contras é super importante, mas não exagera. 


10- Seja tolerante com você e com os outros

Isso é uma das coisas principais que eu aprendi esse ano, a ser tolerante comigo e com os outros. Ser tolerante com meus erros, com minhas dificuldades, com as diferenças dos outros, com a maneira que o fulano pensa, com minhas fraquezas, ser tolerante com meus erros e com os erros dos outros, afinal ninguém nesse mundo é perfeito. Você precisa entender que tem defeitos, que vai errar e que as outras pessoas também vão e a vida é assim mesmo. Errar, aprender com os erros e procurar não repeti-los. 

11- Demonstre o que você está sentindo

A pior coisa que existe é você ficar guardando o que está sentindo. Se tem algo te incomodando vai lá e fala pra pessoa, é melhor você ser assertivo , conversar com a pessoa numa boa e ficar tudo bem do que você não falar nada, as coisas continuarem da mesma forma e você acabar surtando depois, não é mesmo? Isso também vale pra sentimentos. Se você gosta de alguém, vai lá e fala. É aquela velha frase, ninguém perde por dar amor, perde quem não está com o coração aberto pra receber.

12- Dê um break 

Eu meio que tive que aprender isso na marra, a gente precisa dar uma pausa das atividades, seja tirar férias da escola, do trabalho, seja tirar um dia pra fazer só coisas que te agradam. Isso é muito, muito importante porque ninguém aguenta ficar ligado no 220 o tempo inteiro, né?



13- Permita-se ter dúvidas

Do seu trabalho, da faculdade que escolheu, do rumo que sua vida tá tomando, do seu relacionamento. Isso é natural do ser humano e, acredite, é saudável ter dúvidas. Imagina se a gente tivesse sempre absoluta certeza do que quer? Nossa vida e o mundo seriam bem entediantes, né? A vida é feita de momentos onde é preciso parar e pensar se estamos realmente seguindo pelo caminho que gostaríamos ou se está na hora de sacudir a poeira e mudar!

14- Arrisque-se 

Sempre que estiver em dúvidas de que caminho seguir.
Vamos supor que você se deu conta que está no caminho errado, você tá infeliz, sua vida tá sem graça, seu relacionamento tá morno, você tá fazendo um curso que não tem nada a ver com você. Essa é a hora de deixar seu medo de lado e seguir por um novo caminho. Vai lá, se arrisca, muda, saia do lugar, a vida é tão curta pra gente passar o resto dos nossos dias fazendo algo que não nos completa.

15- Não tenha medo de voltar atrás 

Tá. Aí você se arriscou, deixou seu medo de lado e seguiu por um novo caminho acreditando com todas as suas forças que estava fazendo o certo. Se por algum motivo não deu certo e você acabou se arrependendo, qual o problema de voltar atrás? Tenha humildade e admita para si mesmo que escolheu errado, como você poderia saber se não se arriscasse? Não tenha vergonha de voltar atrás nunca!

16- Viva!

E a última lição do ano é: viva! Vai aproveitar sua vida, cada dia, cada segundo não volta. O que você tá vivendo hoje, as coisas boas e as coisas ruins que você enfrenta, tudo isso não vai mais ser igual , então aproveita! Aproveita muito o que é bom e aprenda com o que é ruim. Você já parou pra pensar que amanhã você não será exatamente como é hoje? Daqui há um ano você provavelmente será bem diferente do que é hoje. Então viva intensamente e aproveita o momento presente. :)


Espero de coração que essas dicas sejam úteis, vou levá-las comigo pelos próximos anos pra nunca me esquecer.

* Imagens retiradas do Tumblr.

E você, o que aprendeu de importante esse ano? Vamos papear ali nos comentários!

>> Se inscreva no canal e deixe seu like no vídeo, pleaseee! :D

Beijos,
22

22 comentários:

  1. Ain amei seu post,
    são de coisas assim que
    preciso ler, as coisas andam
    tão pesadas pra me ,
    preciso de um pouco mais de força
    e coragem. Beijos ♡

    ARRISQUE-SE !

    floordemandacaru.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amanda, sua linda. Medo de que? Se joga, se arrisca, viva e tenha em mente que, se por acaso não funcionar, pelo menos você tentou. A vida é feita de escolhas e de momentos que precisamos ter coragem pra sacudir a poeira e mudar :D
      Beijos,
      #fiquerosa

      Excluir
  2. Concordo com tudoooo
    E preciso porem pratica tudo na minha vida tbm
    Parabens peli post
    Incrivel
    Bjinhos
    Só os Loucos Sentem
    Instagram
    Fan Page
    Google +

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que tal começar a colocar em prática agora mesmo? Não existe dia certo pra começar a mudar as coisas que não gostamos :)
      Beijos,
      #fiquerosa

      Excluir
  3. Oi linda, tudo bem?
    Você tem razão em todos os tópicos em que sitou, principalmente em: não pensar muito, pois como eu .. sempre acabo desistindo quando penso demais! Você tá linda no vídeo, e arrasou em dizer para ficar LONGE de pessoas negativas, é uma lição das boas! coisas que só te levam para trás, é melhor ficar longe.
    Otima postagem, gostei bastante, muitas pessoas deveriam ler e aprender.

    http://thesweetmomentts.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que linda você, obrigada pelo carinho <3
      Fico muito feliz em saber que essas dicas te ajudaram e te motivaram de alguma maneira. É muito importante colocarmos a nossa saúde e bem-estar em primeiro lugar e estar ao lado de pessoas negativas não ajuda em nada.
      Beijos,
      #fiquerosa

      Excluir
  4. Adorei
    que este novo ano te traga só coisas boas
    Beijinhos
    CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Sofia <3 Que Deus te ouça !
      Um ano maravilhoso pra você também, viu? :))
      Beijos,
      #fiquerosa

      Excluir
  5. Eu amei muito o seu post! Uma das coisas que mais aprendi esse ano foi que ficando longe de pessoas tóxicas, nossa vida melhora e muito.
    Beijos
    BlogCarolNM
    FanPage

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ter certeza que melhora. Esse ano que passou eu tive a chance de me afastar de pessoas negativas e que, muitas vezes, sugavam a minha energia. Era muito ruim, no fim do dia eu me sentia super cansada e estressada, porém depois que fiz essa mudança passei a me sentir muito melhor, isso não tem preço :)
      Beijos,
      #fiquerosa

      Excluir
  6. Nossa, tem uns itens que eu preciso muito mudar. Tipo o 2, sou igual tu, faço uma programação na mente, e se algo sai errado ou alguém faz algo pra mudar um pouco os planos, fico furiosa. O 9 também, eu não era assim, tenho agido dessa forma depois de muitas decepções, preciso voltar a não pensar tanto. O item que mais preciso aprender é o 10, as vezes, sou muito intolerante com as pessoas, falta paciência e isso me afeta muito, pois acabo falando o que não devo, depois fico me martirizando por isso.

    Beijos,
    Blog Gaby DahmerFanpage

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gaby, mudar não é fácil, é uma tarefa árdua que exige muito de nós. Porém, quando mudamos as coisas que não nos fazem bem, por mais difícil que seja essa adaptação, tudo passa a ficar muito melhor. Vai por mim! :) Espero que esse ano a palavra que reine na sua vida seja: mudança <3
      Beijos,
      #fiquerosa

      Excluir
  7. Eu ameeei, foi um tanto de aprendizado hem. Anote tudo é muuito importanteee.

    Seu blog é maravilhoso, tudo lindo <3

    derepentemodaa.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Brenda, sua linda, obrigada pelo carinho <3
      Fico muito feliz em saber que gostou desse post. Compartilhar o que aprendemos com outras pessoas é sempre bom.
      Beijos,
      #fiquerosa

      Excluir
  8. Eu prefiro assistir do que ler, então vi e deixei meu like e meu comentário lá no youtube.

    http://www.gisellevielmond.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gi, obrigada por deixar o seu feedback. Sei que tem pessoas que preferem assistir e outras que gostam mais de ler. Sempre tento fazer um pouco dos dois, assim todo mundo fica feliz haha :)
      Beijos,
      #fiquerosa

      Excluir
  9. 'Fique longe de pessoas negativas' com certeza e aprendi isso muito bem aprendido ano passado!
    Adorei o blog!

    Resenha nova no blog vem conferir \o/

    Beijinhos,
    Blog Resenhas da Pam

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi um aprendizado e tanto. Percebi que ficando longe de pessoas negativas tudo na minha vida passou a fluir melhor. Isso não tem preço <3
      Beijos,
      #fiquerosa

      Excluir
  10. Dicas preciosas. Cada aprendizado é muito importante para o nosso crescimento. Sinto que comecei o ano de uma forma diferente, como você falou nas lições. E isso é bom. Me sinto mais maduro com cada experiência que passei em 2016.

    Jovem Jornalista
    Fanpage
    Instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre digo que quando passamos por algo ruim estamos crescendo e aprendendo com isso, mesmo que na hora a gente não perceba. Tenho buscado tirar uma lição de tudo que vivo :)
      Beijos,
      #fiquerosa

      Excluir
  11. E vc aprendeu muita coisa :D foi um ano super proveitoso, né?
    Olha, eu confesso que estou tentando a todo custo ser menos sistemática: quando vejo já estou almoçando às 12:34, indo dormir Às 23:47 kkk tudo contadinho, as vezes me atrapalha haha!

    Bjinhos,
    ❥ AmigaDelicada.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza amiga, ser muito sistemática é cansativo e irritante. Tô aprendendo aos poucos a deixar de ser assim, é difícil mas é melhor, né? Haha :)
      Beijos,
      #fiquerosa

      Excluir

@ Copyright 2014 - FiqueRosa.com - Todos os direitos reservados.